sábado, 8 de novembro de 2008

Kamikazes: Tudo por tudo?

Muitos já ouviram essa palavra: "Kamikaze". O que seria? Um prato da culinária japonesa? Um anime?(animação japonesa) Um brinquedo de parque de diversões? Sim. Também é um brinquedo num parque de diversões, mas muito antes disso essa palavra significou orgulho, honra e desespero.( O único desespero comparável ao das vítimas de um kamikaze é o de um estudante de jornalismo que escreve de ultima hora repetindo substantivos no título do texto).

Kamikaze é uma palavra de origem japonesa. "Kami" significa "deus" e "kase", "vento"...curiosamente essa palavra no Japão é apenas usada para designar um tufão que se diz ter salvo o país em 1281 da invasão por uma frota líderada por Kublai Khan(conquistador do Império Mongol), mas no resto do mundo ela é usada para caracterizar os ataques suicidas realizados por pilotos japoneses na segunda guerra mundial.

A intenção desses ataques era óbiva: se destruir causando o maior dano possível às vítimas( muitos acreditavam que um ataque kamikase causava mais danos que uma bomba ou um torpedo); É claro que causava um dano ainda maior ao piloto, mas o objetivo dos ataques normalmente era alcançado, principalmente depois que o Japão viu que a tática era boa e começou a desenvolver aviões mais "explosivos".

Claro que há muitas perguntas sobre os kamikazes: Por que eles se matavam ao invés de se alistarem no exército e matarem muito mais gente? Por que eles tomavam saquê antes de ir para o avião já que essa bebida poderia deixá-los bebados e fazê-los acertar o alvo errado? Infelizmente não sei responder, mas antes que alguém pergunte: os kamikazes usavam capacete por honra(e porque os rádios ficavam neles).

Por Vinícius França
Sábado \o/

A Maior Dificuldade

Não é difícil pensar em se matar - muito pelo contrário, muitas pessoas pensam em suicídio pelo menos uma vez na vida. O difícil é admitir este pensamento e, principalmente, enfrentar a angústia de querer desistir da própria vida.

Quando alguém pensa em se matar, quem deveria ajudá-la quando a própria pessoa não reconhece que precisa ser ajudada? O suicídio não é um assunto comum em conversas, é na verdade, um assunto praticamente banido socialmente.

A pessoa se sente bloqueada quando vê a necessidade de conversar com os amigos, pois ela acredita que eles não saberiam lidar com esta situação.

Ela também tem dificuldade para falar com a sua família, pois os parentes sofrerão e, logo, há um sentimento de culpa por causar este sofrimento.

Finalmente, há o medo de procurar ajuda externa, um psicólogo por exemplo, pois a pessoa precisa aceitar o problema que ela tem e seus efeitos na sua vida, que pode evoluir de uma tristeza contínua até o suicídio.

Lidar com o fato de que você precisa de ajuda envolve muita força, coragem e consciência de quem você é, e é por isso que muitas pessoas resolvem ir até o fim com a idéia do suicídio. Pedir ajuda é, sem dúvida, a maior dificuldade que todos nós temos.

Por Clara Hamasaki