quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Japão: A terra do suicídio [4]

Bullying, desemprego, solidão e suicídio coletivo. Já tratamos de todos estes assuntos, porém ainda não nos aprofundamos nas tentativas do governo Japonês para deter a onda de suicídios que há anos se instaura na terra do sol nascente. Nesta quarta e ultima parte da matéria comentaremos as tentativas de impedir o aumento do suicídio Japonês.

Como já comentamos anteriormente, o governo nipônico pretende diminuir ate 2016 cerca de 20% dos suicídios no Japão. De acordo com o próprio, as medidas são semelhantes às tomadas por países da Europa, como Reino Unido e Finlândia que visava à diminuição de pautas relacionadas a suicídio por qualquer meio de comunicação. Porém com o avanço da internet nem mesmo o governo tem poder para segurar as ondas de informações que avançam sobre a sociedade.

O Parlamento também procura acabar com os pactos, realizados por vários adolescentes, que se suicidam juntos numa forma de acordo feita via internet. As dificuldades para cortar tais informações da mídia se devem, pois iria contra a lei de proteção á liberdade de expressão. Assim o governo Japonês junto da policia e diversas empresas de comunicação procuraram adotar varias medidas para levar informações a respeito de suicídio para a policia. Os sites de suicídio seriam analisados, para decidir se o conteúdo contenha algum risco a sociedade.

Talvez tais medidas ainda sejam poucas, pois existem muitos suicidas que não se ocupam de métodos on-line. Porém esses ainda são o inicio da ação governamental, que procura inicialmente acabar com os métodos de suicídio que mais atingem os jovens Japoneses.

Por Lucas Vinicius