quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Suicídio Vagaroso

Dentre as formas de escapismo mais destrutivas estão o uso de drogas e o consumo demasiado de bebidas alcoólicas. Essas atitudes em médio e longo prazo têm um efeito irreversível. Não tão explícito quanto enforcar-se, mas estas também são maneiras de cometer um suicídio, porém, vagaroso, morre-se a cada dia, parte por parte do corpo. As alucinações também podem levar ao suicídio.

Mais do que uma forma de escapismo para os jovens de classe média com baixa auto-estima, as drogas são um produto alternativo que gera lucros, portanto, sua comercialização torna-se um método de ascensão social. E mais uma vez a hierarquização a sociedade é a causa.

Segundo o Instituto Datafolha, 43% dos pais sabem que seus filhos usam drogas; 1 em cada 5 jovens já dirigiu após beber, entre os que têm renda familiar maior que dez salários mínimos a relação sobe para 2 em 5; e quanto a tão polêmica questão da liberação da maconha, 76% querem que seu uso siga proibido.

Programas de conscientização existem, a Lei Seca visa à diminuição de mortes que poderiam ter sido evitadas se atitudes inconseqüentes não tivessem sido tomadas. Enfim, o valor da vida é inestimável, não cuidar de você mesmo é uma forma de suicídio, a qual é citada com freqüência pelas religiões, em cujos preceitos estão previstos modelos a serem seguidos para se viver bem.