quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Japão: A terra do suicídio [3]

Nessa penúltima parte de nossa matéria, trataremos do suicídio cometido entre classes sociais altas em conjunto com os desconhecidos (aqui no ocidente) sites de suicídio.
Já comentamos dos casos de suicídios vindos de estudantes e adolescentes, porém outro grande índice de mortes provem dos adultos acima de 40 anos.

Muitos deles se suicidam devido a problemas econômicos, ou mesmo quando seu trabalho se encontra instável. Para quem não sabe, entrar em uma empresa no Japão é um orgulho para a família, já sair da mesma é uma vergonha. Normalmente os empresários começam e acabam em uma mesma empresa. Sair dela é sinônimo de incompetência e fraqueza.

Muitos empresários, que mesmo obtendo muito dinheiro, chegaram a cometer o suicídio, pois foram despedidos. 25% dos suicídios provem de problemas relacionados com o trabalho.

O mais estranho em tudo isso, é que uma grande parte dos suicidas entre 35 a 50 anos utilizam sites de suicídio coletivo, que ao juntar um determinado numero de pessoas, programam a hora e a data para que todos se suicidem juntos, cada um em sua casa conectado aos outros por intermédio do computador.Outro tipo de site é o que encomenda seu próprio suicídio. Por uma quantia de 1200 iens uma pessoa vai ate a sua casa para te matar. Muitos sites desses já foram fechados, ocorrendo 2 prisões. Uma por envenenamento e outra por degolamento. Todos pagos e agendados.

Temos que compreender que não só estudantes e jovens cometem o suicídio. Adultos bem sucedidos também recorrem à morte, muitas vezes por problemas de honra do que de dinheiro. Ou seja: O suicídio pode atingir qualquer um em uma social, não importa quanto dinheiro este tenha. Temos que entender que apesar de nossa sociedade colocar visivelmente todos em “níveis” a depressão, baixa alto estima e desonra podem atingir qualquer um. Estes conceitos não possuem preconceitos!

Por Lucas Vinicius Biffi