sábado, 15 de novembro de 2008

E se? (Começo)

E se eu começasse dizendo que: " Nos EUA, se estima que a cada ano ocorram 30.000 mortes decorrentes de suicídio, sendo que as tentativas de suicídio que não terminaram em morte são estimadas em 8 a 10 vezes esse número"?E poderia continuar, lembrando que "atualmente, o suicídio ocupa a 8a posição entre as causas gerais de morte no país, depois de problemas do coração, câncer, derrame, acidentes, pneumonia, diabetes e cirrose" (as aspas estão no site do ABC da Saúde). Não adiantaria muito se a intenção fosse comover o leitor. Não é?

Eu já falei de famosos que se mataram; citei Hitler,Kurt Cobain e até Judas! Mas dentre tantos gringos, o único brasileiro lembrado foi Santos Dumont(que tem até nome de francês). Contei um pouco dos kamikazes japoneses também, mas não tem jeito.Só pensamos na gravidade do problema,quando este nos aflige diretamente( ou quase).

Agora sim o começo...

Levando em consideração o levantamento feito pelo Ministério da Saúde, o número de jovens brasileiros entre 15 e 24 anos que tentam o suicídio no Brasil aumentou em torno de 40% de 1993 à 1998? Esses são apenas dados de mais de 10 anos atrás. Hoje em dia estamos muito melhores...temos apenas cerca de 8 mil casos ao ano de suicídio. Temos também uma pergunta,inevitável: Pra quê tudo isso?

Os motivos "oficiais" variam entre:
- Baixa saúde mental(jeito chique de chamar o suicida de louco)
- Baixa saúde mental por abuso de drogas e alcool
- E mais várias e várias tentativas de explicação

Na segunda parte do texto falarei mais sobre os possíveis motivos, os outros motivos "oficias" e a dura constatação: não é porque achamos que determinado fato não é motivo para suicídio, que ele realmente não seja.

Por Vinícius França
Sábado \o/

PS:O Site do ABC da saúde que fala das estatísticas citadas no início do texto é esse aqui: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?401 ( acessem ^^ )

Nenhum comentário: