sábado, 15 de novembro de 2008

Eutanásia

A eutanásia é o ato de desligar as máquinas que mantêm uma pessoa viva. Muitos acreditam que isso é nada mais do que um assassinato. Mas e se a própria pessoa decide que não quer mais viver uma vida dependente de aparelhos, sem perspectiva de futuro?

Este é um assunto delicado, pois ninguém quer ver um parente, um amigo ou até mesmo um simples conhecido desistir da vida de uma forma que todos saibam o que está acontecendo, sem ter a chance de impedir a decisão da pessoa. E também é difícil para a própria pessoa que está passando por isso, pois ao saber que seu estado é irreversível, o que resta a ela?

Alguns filmes, como "Menina de Ouro" e "Mar Adentro", contam a história de alguém que percebe, mas não aceita, que seu destino é ficar deitado em uma cama pelo resto dos seus dias, sem levantar um dedo. Estes dois filmes passam a mensagem de que se a pessoa sabe que não há como mudar seu estado e não quer mais viver num mundo de sofrimento, ela deveria ter a opção de não mais passar por isso.

Por isso, muitas pessoas preferem nem ver filmes com esta temática. Não é o futuro que planejamos para nós mesmos durante nossas vidas, mas o que devemos fazer quando nos deparamos com estas situações? Muitos condenam a eutanásia, outros são a favor se a pessoa está passando por grandes dificuldades, sofrendo. Mas, de um modo geral, a sociedade é contra. Por quê?

Porque não há nada mais fácil do que se imaginar numa situação tão frágil quanto esta. E, ao mesmo tempo, nada mais difícil do que pensar em como lidar com isso caso um dia venha acontecer com você.

Por Clara Hamasaki

Nenhum comentário: