sábado, 22 de novembro de 2008

For o... ( fim?)

Na primeira parte do texto falei que ia deixar registrados alguns dos motivos "oficiais" ( que psicólogos e especialistas citam com mais frequência) para alguém tirar a própria vida e mostrar que o que é motivo para um pode não ser para outro, mas antes disso vou voltar trinta anos e contar rapidamente a história do Peoples Temple e do reverendo Jim Jones.

James Warren (Jim) Jones, começou a se tornar famoso nos EUA ao reunir negros e vítimas de preconceito( não sem antes cobrar dinheiro deles ) para criar o "Templo dos Povos". O objetivo do templo (que logo começou a ser chamado de igreja) era amarginalizados. O problema é que a sociedade estadunidense começou a olhar com um pouco de desconfiança esse negócio de cobrar dinheiro para construir um "Templo dos povos" com aspirações socialistas. Aí Jones foi se distanciando, mas não sozinho.

Como os EUA começaram a pressionar ainda mais, Jones ordenou a ida de todos os fiéis à Jonestown(cidade construída por eles próprios). E de lá não saíram mais, porque segundo seu líder, era melhor morrer já que não se poderia viver em paz. E foi resumidamente assim que mais de novecentas pessoas(incluindo crianças e famílias inteiras) morreram baseadas numa crença.

Voltando e concluindo...
Segundo Émile Durkheim em seu livro " O Suicídio", existem três tipos de suicídio:
Tipo- Suicídio egoísta
Motivo "Oficial"- quando alguém acha que simplesmente perdeu a graça e nada mais pode animar
Tipo-Suicídio altruísta
Motivo "Oficial"-quando um cabo do exército é humilhado por um superior, por exemplo e percebe que está muito preso à uma hierarquia
Tipo-Suicídio Anômico
Motivo "Oficial"-quando as pessoas se sentem extremamente frustradas, depressivas e acabam perdendo sua identidade

PS:A segunda parte da promessa( a de achar motivos "não- oficiais", eu fico devendo, porque como disse Luís Fernando Veríssimo :"Todas as opiniões sobre o gênero humano são suspeitas porque são de gente. É impossível ser completamente objetivo com a própria espécie". Traduzindo : qualquer coisa pode ser um motivo. Se alguém quer sorrir arranja fácil um motivo, se alguém quer brigar, idem...se alguém quer se matar...

Por Vinícius França

Sábado \o/

Nenhum comentário: