sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Suicídio Anômico

Segundo o livro do sociólogo Émile Durkheim, "O Suicídio", há quatro tipos de suicidas. Um deles é o suicida por anomia. A anomia é quando, por causa de mudanças sociais/financeiras, a pessoa perde seus objetivos e sua identidade.

O suicídio anômico é, portanto, um dos suicídios mais comuns, pois, por exemplo, ao perderem o emprego (mudança tanto social quanto financeira), muitas pessoas desistem de viver. Essa é uma realidade assustadora, pois na nossa sociedade, perder o emprego é uma das piores coisas que poderia acontecer a alguém.

O exemplo também engloba a família de quem perde o emprego, como os filhos. A mídia vende seus produtos e modo de vida a jovens da classe média. O que eles fazem quando percebem que não serão mais parte do grupo social que até então eles estavam inseridos? O que acontece quando uma pessoa vê tudo que ela sempre teve sumir diante de seus olhos?

Ela perde sua identidade. Assim, a pessoa se transforma em alguém anômico e, muitas vezes, se transforma também num suicida anômico. Uma pessoa anômica não necessariamente comete o suicídio, afinal muitos decidem lutar para mudar sua vida ao invés de desistir. Essas pessoas têm dificuldades, precisam de ajuda e não têm muitas opções, mas isso não significa que a situação seja irreversível. Quem acha um motivo para continuar tentando, tem mais chances de conseguir. O difícil é achar tal motivo.

É importante lembrar que o termo anomia foi usado pela primeira vez por Durkheim em seu livro sobre suicídio, ou seja, desde sua "criação", a palavra já esteve ligada a este tipo de suicídio.

Por Clara Hamasaki

5 comentários:

Unknown disse...

Boa explicação

Unknown disse...

boa

Unknown disse...

Muito boa sua explicação, faça outras e ajude a pessoaos não serem um a Anômico. Obrigado.

Unknown disse...

Gostei do comentário e obrigado.

Pedro disse...

Um suicídio egoista no aspecto economico como seria? Atruista e anomico tbm. Como seria??