quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Japão: A terra do suícidio [1]

Nesta primeira parte da matéria sobre os índices e causas do suicídio no Japão, trataremos das pesquisas realizadas em território nipônico, mostrando a realidade vivida por um dos paises mais desenvolvidos de todo o mundo.


No ano de 2005, uma pesquisa realizada pelo governo japonês, confirmou que pelo oitavo ano consecutivo o Japão era considerado o pais com a maior taxa de suicídios do mundo. São cerca de 30 mil mortes por ano, a maioria relacionada a problemas econômicos, escolares ou tentativas de suicídio coletivo (temas que serão tratados mais tarde nesse blog). A ultima pesquisa, realizada em 2007, afirma que o Japão ainda ocupava o primeiro lugar em números de suicídios, com um aumento de 856 mortes, em relação ao ano de 2006.


O governo Japonês afirmou que lutaria contra os altos níveis de suicídio ocorridos na sociedade, garantindo diminuir cerca de 20% deles ate 2016. É interessante comentar que ate o final do século XIX o suicídio era uma pratica comum ente os japoneses e que sua religião (diferente da católica) não condena o suicídio.


Por Lucas Vinicius Biffi

Quarta-feira , 29 de Outubro de 2008

Nenhum comentário: