quarta-feira, 5 de novembro de 2008

O processo de valorização

Hoje em dia qualquer discussão banal pode levar uma vida ao seu fim, seja por homicídio ou suicídio.

O contexto pessoal influencia tais ações. Caso não haja objetivos ou perspectiva de futuro, haverá desvalorização da vida. Realização profissional, conquistas e boa convivência com família e amigos, no entanto, tornam uma vida preciosa novamente.

Os próprios conflitos internos podem abrir espaço para novos conceitos. Eles precisam de uma "válvula de escape", um jeito de serem expressos - em forma de poesia, esporte, escrita ou outros tipos de arte. Não adianta recorrer ao escapismo - uso de drogas e bebidas ou, em casos extremos, a desistência da própria vida.

A escola é um importante agente desse processo. Na área de biológicas, o indivíduo passa a conhecer mais sobre si e aquilo que o cerca, adquirindo senso de convivência para com os demais. As ciências exatas fortalecem o raciocínio lógico, dotando o receptor de uma ferramenta para solução dos problemas que possa enfrentar no decorrer da vida. Através da produção de textos e interatividade com as diferentes formas de pensar, as matérias de humanas permitem que a pessoa "desabafe" e utilize seus ideais de forma ética. Ao final do processo, as disciplinas especiais - esportes, música, artes, entre outras - promovem a circulação de todos esses aprendizados, ou seja, o canal por onde se comunicar.

Por Rafael dos Santos
Segunda-feira , 03 de Novembro de 2008

Nenhum comentário: