quarta-feira, 5 de novembro de 2008

O Suicídio e a Mídia

O suicídio é um tema explorado pela mídia, pois chama a atenção de muitas pessoas de diversos grupos sociais, econômicos e etários. Um episódio marcante para a mídia em relação a suicídios aconteceu, porém, de uma forma totalmente inesperada.

Em 1974, a repórter Christine Chubbuck começou seu programa normalmente e, após anunciar algumas notícias, pegou uma arma que tinha levado ao programa e atirou em si mesma, em frente às câmeras.

No entanto, o episódio não parou a exploração do suicídio pela mídia. Em 2002, o diretor Michael Moore explorou o tema com seu filme "Tiros em Columbine", inspirado no massacre que ocorreu no Instituto Columbine, escola dos Estados Unidos. Dois jovens levaram armas e bombas e mataram vários alunos e professores antes de cometerem o suicídio. Este massacre também inspirou o filme "Elefante" de Gus Van Sant.

Não foi só o cinema que teve o suicídio como um tema importante em suas histórias. Séries de TV, desde "Buffy, A Caça-Vampiros" em 1999 até "Gossip Girl" neste ano, abordaram o suicídio de diversas maneiras, mas nunca de forma aprofundada, passando uma mensagem que pudesse ajudar o telespectador, e sim de forma exploradora.

Infelizmente, esta exploração continuará, através de tragédias como a de Chubbuck e a do Instituto Columbine. E fica cada vez mais difícil de saber o que é pior: as tragédias ou as explorações da mídia.

Por Clara Hamasaki
Sexta-feira , 31 de Outubro de 2008

Nenhum comentário: