quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Segundo estudo, ouvir heavy metal pode levar ao suicídio

O professor russo Fyodor Kondratyev, citando dados da American National Education Association, fez um estudo sobre o heavy metal e concluiu que 6 mil americanos cometem suicídio por ano devido à influência da música.

Sob a supervisão de Kondratyev, 700 músicas do gênero foram analisadas pelo Centro de Pesquisa Serbsky para Psiquiatria Social e Forense e concluiu-se que 50% das letras falam sobre homicídio, 35% sobre satanismo e 7% têm o suicídio como tema.

“Jovens ouvem heavy metal em busca de vingança contra a sociedade e para encontrar outros jovens que pensem da mesma maneira”, afirmou Kondratyev ao jornal Rossiyskaya Gazeta.

O outro lado

Em contrapartida, um estudo realizado pela BBC em setembro mostra que os fãs da “música pesada” têm o mesmo perfil que os de música clássica. Criatividade, introversão e satisfação pessoal são as características apontadas na matéria.

Existem vários tipos de heavy metal, muitos deles não mencionam religião em suas letras, nem sequer morte, suicídio ou violência. Porém, há aqueles que têm como princípio o ateísmo ou o satanismo. O estilo musical se originou na década de 1970 como um movimento de contracultura, por isso os cabelos longos e roupas rasgadas.

Por Lucas Thomaz de Agrela
Quinta-feira , 30 de Outubro de 2008

Nenhum comentário: