quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Quando o mau humor é considerado doença

Depressão, baixa auto-estima, cansaço, irritabilidade, má disposição, dificuldade de concentração, insônia e pessimismo são sintomas comumente atribuídos a uma pessoa mal-humorada. O caso pode, no entanto, ser considerado doença. É chamada distimia a “doença do mau humor” que pode afetar principalmente jovens adultos entre 25 e 35 anos, por estarem freqüentemente submetidos ao estresse.

Os que sofrem desse mal geralmente apresentam dificuldades no convívio social, alterações no apetite e são facilmente desestimulados. Segundo Luiz Alberto Hetem, da Associação Brasileira de Psiquiatria, como a depressão provocada é prolongada, mas menos intensa, os pacientes tendem a acreditar que os sintomas são traços de sua personalidade e não procuram especialistas. De acordo com o médico psiquiatra Táki Cordás, considerar apenas o lado negativo ao longo da vida explica por que 15%, 20% dos pacientes com distimia tentem suicídio.

O tratamento é realizado com antidepressivos e vem obtendo resultados com a fluoxetina, sertralina, paroxetina e mirtazapina.

Por Juliana Dutra
Terça-feira , 28 de Outubro de 2008

Nenhum comentário: